Enchentes causaram destruição e transtornos em várias cidades nas últimas semanas. E as administrações públicas podem evitar tragédias da chuva investindo em revestimento adequado para as tubulações de galerias pluviais, esgoto e estações de tratamento de água. O revestimento correto é fundamental para evitar o desgaste excessivo com corrosão e impacto, facilitando o escoamento mais rápido das águas.
Em muitos casos o escoamento correto da água não acontece, pois as tubulações sofrem uma corrosão muito grande e as manutenções destas tubulações não estão sendo realizadas para que consiga suportar o grande volume de água das chuvas que chega.
Especialistas afirmam que para projetos em obras de tubulações de água e esgoto o ideal é utilizar as tecnologias existentes para revestimento antiabrasivo de tubulações. “Esses materiais evitam entupimentos nas linhas de tubulações e galerias. Realizando a aplicação de material corretamente, as tubulações podem durar muito mais tempo, fazendo com que a vazão da água e o escoamento aconteçam com sucesso. Além disso, tem custo benefício, pois diminuem o tempo das manutenções”, ressalta Luiz Antônio de Campos, diretor da Kalenborn do Brasil.
O revestimento com os materiais antidesgaste em tubulação de água e esgoto já é uma realidade em vários países, mas pouco utilizado aqui no Brasil.
A Kalenborn do Brasil, empresa alemã com sede em Minas Gerais, na Grande Belo Horizonte, possui soluções com revestimentos antidesgaste que ajudam a diminuir a corrosão e aumentar a vida útil das tubulações. Evitando assim o grande número de manutenção e vazamentos que vão diminuir muito o número de alagamentos e enchentes.