Conheça as Normas de Segurança do Trabalho em Mineração

Conheça as Normas de Segurança do Trabalho em Mineração

Segurança do Trabalho em Mineração é tópico de fundamental importância, principalmente pelos riscos aos quais os trabalhadores são expostos diariamente nas minas. E toda empresa deve se precaver e seguir as principais normas de segurança para tentar garantir ao máximo a segurança e qualidade de trabalho para seus funcionários.

Esta é uma preocupação constante da Kalenborn do Brasil e por isso vamos conferir as principais normas de segurança voltadas para empresas de mineração.

NR 22: Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

O objetivo dessa norma regulamentadora é fazer com que na atividade mineira prevaleça a busca pela segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos nos projetos. Através de uma organização aplicada no ambiente de trabalho é observada uma série de itens que tornam o planejamento viável e seguro.

A NR 22 é aplicável nos seguintes campos: minerações subterrâneas; minerações a céu aberto; garimpos, no que couber; beneficiamentos minerais e pesquisa mineral. E cabe à empresa ou Permissionário de Lavra Garimpeira zelar e garantir o cumprimento de todos os tópicos que envolvem a norma regulamentadora, reportando aos órgãos fiscalizadores responsáveis.

Um dos primeiros passos necessários é que a empresa ou Permissionário de Lavra Garimpeira desenvolva o seu Programa de Gerenciamento de Riscos ou PGR. Nele será incluído itens que complementam a norma, como riscos físicos, químicos e biológicos; atmosferas explosivas; deficiências de oxigênio; ventilação; riscos decorrentes do trabalho em altura, em profundidade e em espaços confinados; riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais; entre outros itens.

A implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos ou PGR deve seguir as seguintes etapas: antecipação e identificação de fatores de risco; avaliação dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores; estabelecimento de prioridades, metas e cronograma; acompanhamento das medidas de controle implementadas; monitorização da exposição aos fatores de riscos; registro e manutenção dos dados por, no mínimo, vinte anos; e análise crítica do programa, pelo menos, uma vez ao ano.

Para outros detalhes e características pode acessar o documento da NR 22 e conferir questões como os direitos e responsabilidades dos trabalhadores.

NR 22: Organização dos Locais de Trabalho

A empresa ou Permissionário de Lavra Garimpeira deve adotar medidas para que os locais de trabalho sejam organizados de modo que os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores sejam eliminados ou reduzidos ao mínimo durante a execução de suas funções. Para isso, o local de trabalho deve ser projetado seguindo os princípios ergonômicos fundamentais e incluindo as seguintes áreas de vivência: instalações sanitárias; vestiário; alojamento; local de refeições; cozinha; lavanderia; área de lazer e ambulatório.

NR 22: Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais

Toda mina deve possuir uma documentação com as regras para circulação e transporte de materiais e pessoas, estabelecendo as principais regras para tráfego das máquinas, assim como o modo pelo qual os trabalhadores devem ser transportados. Além disso, ainda são regulamentadas as velocidades permitidas e condições das pistas de rolamento.

Por segurança os equipamentos devem estar em bom estado de conservação e ainda contar com alguns itens e dispositivos de segurança, como sinalizadores e travas que evitam o acionamento indevido das máquinas.

Num veículo adequado os trabalhadores devem ser transportados seguindo alguns requisitos mínimos: condições seguras de tráfego; assento com encosto; cinto de segurança; proteção contra intempéries ou contato acidental com tetos das galerias e escada para embarque e desembarque quando necessário.

É importante finalizar deixando claro que nossa preocupação com a segurança de nossos funcionários e em seguir as principais normas de segurança não se deve pelas tragédias recentes. Esta é uma prática que faz parte da filosofia de trabalho da Kalenborn.

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Com a Kalenborn
Enviar