Dentro da mineração temos algumas segmentações e consequentemente diversas técnicas e métodos que têm por objetivo possibilitar e oferecer atividades de modo seguro e sustentável, não agredindo o meio ambiente. Para que possamos entender mais sobre o assunto vamos ver sobre as técnicas de disposição de rejeitos utilizados na indústria de minério de ferro.
Riscos da Má Disposição de Rejeitos
O principal risco é para a paisagem e estrutura dos terrenos utilizados para disposição dos rejeitos, que podem ser contaminados e causar problemas inclusive quem tiver contato com a região impactada.
O Que São Rejeitos?
Todos os materiais descartados e que são provenientes das plantas de beneficiamento de minério são considerados rejeitos. Isto quer dizer que uma estrutura pode conter e depositar inúmeros tipos de resíduos.
E os Chamados Estéril?
Estéril são todos os materiais que podem ser aproveitados, com pouco ou nenhum mineral útil. O estéril é descartado ainda nos processos de lavra e como não possuem valor ou benefício mineral seu descarte pode ser definitivo.
Principais Técnicas de Disposição de Rejeitos
Antes de ver quais são as técnicas é importante lembrar que seja rejeito ou estéril qualquer resíduo deve seguir um planejamento, que deve constar desde o terreno adequado e como prever e evitar ações corrosivas.
Método de Montante
O método de montante possui uma alta velocidade de alteamento, o que facilita sua operação em relação a outros métodos. Porém, é o método que apresenta a menor segurança, podendo ocorrer riscos associados aos equipamentos e causar prejuízos por conta da disposição.
Método de Jusante
O método de jusante é interessante por apresentar uma maior eficiência no controle das superfícies freáticas. Possui dreno e dique, sendo que os rejeitos são todos ciclonados. Este método é interessante por apresentar uma maior segurança, e apesar de parecer mais complexo sua operação é bem simples.
Como desvantagem do método jusante temos a necessidade de altos níveis de rejeitos desde o início da construção e a imprescindível utilização de sistemas eficientes de drenagem.
Método da Linha de Centro
É considerado uma solução intermediária entre as técnicas apresentadas anteriormente, inclusive em termos de custos. Sua principal vantagem talvez seja a facilidade para se construir o sistema, enquanto que a desvantagem seria o fato de exigir altos investimentos e ser necessário uma drenagem junto a um método de contenção.
Técnica de Disposição Subterrânea
Esta técnica é indicada para minérios que não apresentam potencial risco ao meio ambiente, como rejeitos de cunho permeável, com alta rigidez e pouca compressibilidade. Por sua vez os rejeitos da disposição subterrânea podem contaminar águas e solos.
Técnica de Disposição em Pilhas Controladas
Quando se retira a água dos rejeitos é possível fazer a disposição dos mesmos em pilhas destinadas a locais mais adequados. Nesta técnica de disposição é fundamental ter o cuidado de separar a parte argilosa do material para reduzir acidentes ou mesmo prejuízos. O diferencial desta técnica é no sentido sustentável, pois impacta pouco ou nada na natureza.