Na Kalenborn do Brasil sempre estamos atentos à economia, especialmente sobre o minério de ferro e suas exportações. É muito importante sabermos qual a situação atual e como isto pode impactar o mercado de modo geral. E foi por isso que resolvemos fazer um pequeno panorama da situação atual.
Em 2019 o minério de ferro aumentou sua participação total de exportações brasileiras. Mesmo com uma queda no volume da matéria-prima siderúrgica embarcada para o exterior durante o ano, houve uma participação de 9,9% da commodity nas vendas do Brasil para o exterior, superando os 8,5% em 2018.
Mesmo com as consequências econômicas do desastre em Brumadinho a Vale ganhou relevância na economia com o aumento das exportações de minério de ferro, que é o terceiro produto mais exportado do Brasil. Ou seja, apesar da tragédia não houve impactos negativos na exportação do minério de ferro. A projeção é que a empresa tem capacidade para repor a produção perdida com o fechamento das barragens em outras plantas, e que no mercado global deve haver uma alta justamente pelo aumento da exportação.
Para Quem o Brasil Exporta Minério de Ferro?
São cinco os principais compradores de minério de ferro brasileiro. Começando pela China, maior comprador, seguido de Estados Unidos, Argentina, Países Baixos e Chile. Já como fornecedores temos China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Coréia do Sul.
Exportação de Minério de Ferro em 2020
A expectativa para este ano é de ter um aumento de 10% na exportação do minério de ferro. Porém, a expectativa de arrecadação deve ser menor, por volta de 2% em relação ao ano anterior. Para que possa entender o cenário, com o impacto na produção devido a tragédia em Brumadinho naturalmente houve uma redução. Então é natural após a retomada termos um volume maior. Mas com o aumento da produção o valor para venda acaba caindo, ilustrando qual deve ser o cenário em 2020.
Como Será Impactada a Vida do Brasileiro?
E será que todo o cenário pode impactar o consumidor? Bem esta é uma dúvida completamente natural. A recuperação da produção de minério de ferro é sim uma boa notícia para o país. Isto quer dizer que o impacto deve ser positivo no PIB brasileiro em 2020.
No dia a dia não é possível prever exatamente qual será o impacto nos valores de tudo que utiliza o minério de ferro para produção; como automóveis, por exemplo; pois trata-se de o início de uma cadeia, que passa por outras questões como a logística e por aí vai até chegar ao consumidor final.
Em resumo teremos uma economia mais aquecida em 2020 por conta da exportação de minério, dando bons sinais para o setor siderúrgico.