O Brasil é um dos países mais ricos naturalmente, sendo os minérios algumas dessas riquezas. Como destaque, temos a produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. Vamos conferir um pouco mais sobre cada um, além de outros tipos de minérios.
Ferro
Principal minério destinado à exportação no Brasil, o ferro tem sua extração realizada principalmente em Minas Gerais, seguido por Pará e Mato Grosso do Sul. São aproximadamente 230 milhões de toneladas ao ano; o que faz do país o segundo em produção de minério em nível mundial, perdendo apenas para a China.
Bauxita
O Pará é o principal produtor desse minério, sendo que a produção de bauxita (nacionalmente) chega a 18 milhões de toneladas por ano.
Para que se possa entender, o processo industrial conta com três etapas: a extração do mineral bauxita; o refino em óxido de alumínio – a alumina; e a transformação da alumina no metal primário alumínio.
Manganês
O terceiro principal minério do país conta com uma produção de um milhão de toneladas por ano, fazendo com que o Brasil curiosamente fique na terceira posição mundialmente!
Japão e Estados Unidos são responsáveis pela importação de 50% da produção de manganês do Brasil.
Nióbio
Pouco comentado, o Brasil é o principal produtor de nióbio do mundo, com 40 mil toneladas por ano. Minas Gerais e Goiás se destacam como os principais produtores nacionais. E pelo que se sabe, grande parte das minas são conhecidas, mas ainda pouco ou nada exploradas, talvez por motivos comerciais.
Vale ressaltar outros minérios como o cobre, que é encontrado em diversos produtos, incluindo automóveis; o estanho, que é utilizado em ligas metálicas e serve inclusive para proteção contra corrosão; e ainda temos o níquel, que vem cada vez mais sendo valorizado; e o ouro, que historicamente o Brasil sempre foi um grande produtor.
E então, deu para entender um pouco mais sobre os principais minérios do Brasil? Deixe um comentário com sua opinião ou mesmo experiência sobre o assunto!
Que ótima notícia. Nós brasileiros temos que valorizar essas riquezas.