O desenvolvimento sustentável é um tópico que vem sendo a prioridade em praticamente todos os segmentos da indústria, em especial na extração de recursos minerais, que não é uma prática renovável. Isso fez surgir todo um estudo e uma série de práticas para realizar projetos de mineração com o máximo de sustentabilidade. E é justamente isso que iremos conferir neste post.
DDSM: Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração
Para falar de desenvolvimento sustentável é fundamental citar o DDSM, que tem por finalidade regulamentar e fazer aplicar as principais propostas políticas, assim como planos e programas para um desenvolvimento sustentável dentro do setor de mineração. Um dos objetivos é internalizar as variáveis socioambientais nas atividades de mineração, organizando atividades minerais em áreas protegidas e de conservação ambiental.
O Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração ainda estimula a capacitação, formação e desenvolvimento tecnológico sustentável. Para isso, atua com outros Departamentos da SGE (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral) e MME (Ministério de Minas e Energia).
Desafio da Sustentabilidade na Mineração
O principal desafio do setor de mineração pode ser considerado a adoção de novas tecnologias, que têm por objetivo reduzir os impactos ambientais e sociais causados pelas atividades de mineração. Principalmente pelo enorme tamanho das operações. Então, o foco acaba sendo dado justamente para essa questão, criando-se incentivos que envolvem um desenvolvimento sempre sustentável através da aplicação de novas tecnologias.
O desafio das empresas de mineração, dentro dessa tendência de ampliar o uso de tecnologia, é conseguir ou ser capaz de atender aos requisitos de sustentabilidade impostos de maneira realmente eficiente. Então, todos os esforços estão sendo direcionados à inovação e desenvolvimento de sistemas e processos de produção mais eficientes.
Reduzindo o Impacto Ambiental na Mineração
Investir em soluções para minimizar o volume de material movimentado na mina e que não são aproveitados; reduzir a deposição de rejeitos; melhorar o consumo de água; além das questões sociais; são alguns dos tópicos trabalhados nas empresas de mineração no que diz respeito à inovação nos processos, que podem reduzir os impactos ambientais. Assim, muito tem se investido em pesquisa e novos processos que aumentam a recuperação de minérios, incluindo a busca por novas alternativas.
Para complementar, nesse processo estão sendo adotados parâmetros mais rígidos de segurança na construção de novas barragens, que inclusive podem passar a seguir novas regras de fiscalização.
Realizando um Desenvolvimento Sustentável
Para realizar um desenvolvimento sustentável é fundamental que se siga algumas etapas, conforme abaixo:
- Exploração: é fase de prospecção dos depósitos materiais, onde é feito inclusive um levantamento ambiental.
- Pré-viabilidade: realiza-se estudos e planejamentos conceituais na mina.
- Viabilidade: etapa em que são construídos planos de jazida, lavra e tratamento de minérios.
- Implantação: nesse momento é realizado a abertura de acessos iniciando a implementação das instalações.
- Operação: inicia-se a operacionalização das unidades de tratamento de minério.
- Fechamento: é realizada a demolição de estruturas e recuperação das áreas impactadas.
- Pós-fechamento: nessa etapa, realiza-se a recuperação ambiental.
Sendo que todas as etapas seguem alto padrão de segurança e qualidade.
Sustentabilidade é uma preocupação constante da Kalenborn do Brasil, que tenta sempre aplicar inovações em todos os seus processos. Por isso, estamos sempre participando de feiras e exposições voltadas para nosso setor, buscando por novas práticas e técnicas que sejam ainda mais sustentáveis.