Entenda Como Funciona um Abrasivo

Entenda Como Funciona um Abrasivo

Não importa o segmento de atuação, os abrasivos são amplamente utilizados por conta dos diversos benefícios, como remover corrosões ou fazer a limpeza de peças, o que está diretamente ligado à vida útil de equipamentos. Desta forma, são sinônimo de redução de gastos e maior lucratividade.

Para que possamos entender melhor sobre esses componentes, vamos listar as principais informações sobre o funcionamento dos abrasivos. Confira como sua empresa pode tirar proveito e investir em abrasivos no seu planejamento.

O Que é um Abrasivo?

Os abrasivos são materiais capazes de desgastar outros materiais e fazem isso utilizando o atrito entre os componentes, que pode ser através de esmerilhamento, polimento, corte, perfuração, afiação, lapidação e lixamento. Seu objetivo é remover ou limpar materiais como aço, ferro ou inox; com a ideia de que os mesmos fiquem nivelados, sem aparas, sobras ou lascas; além da possibilidade de equalizar superfícies. Desta forma, garantem a qualidade da superfície a ser trabalhada.

Quais os Tipos de Abrasivos?

Na prática, temos dois tipos de abrasivos: naturais e sintéticos. Normalmente os abrasivos naturais surgem de minerais formadores das rochas como quartzo, coríndon, topázio e o diamante, que é o abrasivo natural de maior dureza encontrado na natureza. Já os abrasivos sintéticos, normalmente são produzidos de imperfeições dos elementos naturais, que acabam sendo triturados e reduzidos a pó.

Além de contar com algum abrasivo natural, os abrasivos sintéticos podem ser constituídos a partir do óxido de alumínio, carboneto de silício, carboneto de boro e carboneto de titânio; o que garante uma maior flexibilidade e até mesmo sustentabilidade do processo. E justamente por essas características que os abrasivos sintéticos têm sido os preferidos da indústria.

Conforme os modelos disponíveis, temos os abrasivos rígidos, que são de ferramentas fixadas a uma matriz aglutinante e rígida, que pode ser feita de argila, borracha, resina ou vidro. E temos os abrasivos revestidos, que são fixados num material de suporte flexível como tecidos, papéis, resinas, borrachas ou metais. Sendo que num projeto é possível utilizar mais de um modelo ou até mesmo uma combinação dos tipos de abrasivos disponíveis.

Entenda Como Funciona um Abrasivo

Como Utilizar Abrasivos

O que irá determinar qual será a utilização de um abrasivo são as características do equipamento. Por exemplo, abrasivos rígidos são interessantes para remoções de materiais mais concentrados ou robustos, e que levarão mais tempo para desgaste. Enquanto que abrasivos revestidos são mais eficientes em superfícies mais finas.

Como exemplo da utilização de um abrasivo podemos citar a lixa d’água, um material abrasivo muito utilizado na preparação de superfícies metálicas para a pintura, para correção de defeitos em pinturas e refino para aplicação do acabamento; além de ser útil para recuperação de móveis de aço como portas e janelas.

Kalenborn: Especialista em Materiais Abrasivos

Nos seus mais de 100 anos a Kalenborn já desenvolveu diversos materiais abrasivos, que foram aplicados em projetos de todos os tipos de segmentos, sempre contando com soluções exclusivas e inclusive personalizadas para cada projeto atendido. Então, se possui algum tipo de demanda que pode contar com a experiência da Kalenborn do Brasil, entre em contato e solicite mais informações sobre como podemos atender ao seu projeto.

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Com a Kalenborn
Enviar